Dólar Rotário - julho 2017- 3,34

Discurso de posse do presidente 2017-2018
Comp. Augusto César Zeferino

- Saúdo a todos os componentes da mesa na pessoa do Presidente Adriano Zanotto, demais autoridades presentes já nominadas pelo Protocolo, companheiros do Rotary Club de Florianópolis, Companheiros visitantes, convidados e amigos.
- Saúdo, também, minha esposa Cléia Cecília e minhas filhas Camilla e Karine, bem como Rafael e Emerson, que comungam desta investidura.
Em 2010, a partir de insistente convite do Comp. Remaclo Fischer, de saudosa memória, adentrei este tão seleto grupo de pessoas  que pertencem a uma Instituição tão nobre em seus objetivos. Participar da mesma me fez, de início, questionar sobre a própria vida como enlace entre o espírito, o intelecto e a ação.
Como cidadãos, perseguimos o reconhecimento pelo nosso trabalho, mesmo sabendo que a glória do mundo é transitória, ou SIC TRANSIT GLORIA MUNDI, como diz São Paulo em um de seus escritos.
Tratei, logo, de buscar respostas que me mostrassem o caminho a seguir, para que o espírito não viesse a sofrer, mas, sim, se alegrasse com o exercício da cidadania no novo convívio, mesmo quando em tempos difíceis.
Na vida percorremos diferentes caminhos, mas há um especial que passa frente à nossa casa, – ele sempre nos levará a algum destino, dando-nos sentido e nos levando à busca e ao encontro de novas realizações.
A vida futura será por nós criada. O presente, então, já será passado, e assim a história será construída, assentada na geografia legada pelo passado remoto da terra associado aos novos eventos impostos pela própria natureza e pelas ações da humanidade nas suas investidas materiais e sociais.
Somos livres para escolher aquilo que fazemos, acreditamos em idéias e ações, muitas vezes estando elas além de nossa capacidade física, intelectual e emocional, mas não desistimos, vamos em busca de resultados para a lenda que imaginamos. Alcançá-la é ponto de honra, mas mesmo não a alcançando, ela terá ajudado a iluminar o caminho que porventura tenhamos percorrido, e algo terá sido realizado.
Hoje aqui me encontro ciente das responsabilidades impostas pelo aceite, resultando compromisso estatutário de um convívio honroso e produtivo – na Instituição em sua inter-relação com a sociedade.
Tal compromisso deverei cumprir, levando em consideração os objetivos assentados na pedra fundamental sobre a qual nosso edifício deverá ser construído, estimulando e fomentando  o ideal de servir como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando, conforme preceitua o Rotary:
Primeiro: O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;
Segundo: O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
Terceiro: A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada, e
Quarto: A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.
Tais assertivas formam a base do ideal do Rotary e nos respaldam para comungar deste grupo, mas contamos, também, com a participação dos companheiros. Nosso trabalho só pode crescer com a comunhão de todos. Não há lugar para corrida de um atleta só – a união faz a força, diz o velho adágio, porquanto precisamos seguir produzindo como um todo, para que a vida seja plena de conquistas. Esta é a chave para o sucesso da humanidade. Neste sentido, a equipe que hoje assume é vibrante e há de perseguir os objetivos postos à mesa de trabalho.
Enfim, na base  de tudo isso está a família, tanto a nossa pessoal quanto a rotária. E por essa razão devemos envidar esforços para atender à demanda social naquilo que o Rotary pode atender, mas também precisamos colocar evidência em projetos que venham ao encontro da família rotária, incluindo atividades voltadas ao crescimento cultural e  social, em sua vida de cidadãos plenos e satisfeitos.
Isto é a essência do nosso compromisso: contribuir para que o mundo continue saudável para as gerações futuras e que as gerações passadas tenham vivido a felicidade.
Muito obrigado.
Florianópolis, em 30 de junho de 2017