AMINISTRAÇÃO 2016-2017

DISCURSO DE POSSE
Dia 30 de Junho de 2016

DISCURSO DE POSSE ROTARY

Ao saudar o Sr. Dr. Eduardo Pinho Moreira, Vice-Governador do Estado e à Governadora Sonia, saúdo a todas as autoridades da mesa já citadas pelo cerimonial, agradecendo a prestigiada presença.
Quero saudar a todos os presentes, amigos, irmãos, companheiros nas pessoas da minha trindade, sustentáculo de minhas ações: minha mãe (Dona Edula), meu pai (Dr. Zanotto) e minha esposa (Cátia).

Saúdo todos os membros de nosso Rotary Club de Florianópolis nas pessoas dos ex Presidentes Francisco Feliciano, meu padrinho e Eder Vieira Couto, presidente que me recepcionou, em seu mandato, neste clube. Com ambos aprendi e continuo aprendendo muito.

Sras. E Srs.

Dado o adiantado da hora, e a necessidade de brevidade, vou estabelecer três rápidos momentos na minha fala:
O primeiro é de agradecimento. Agradecer a todos os companheiros do Rotary Club de Florianópolis, que me honraram com esta destacada missão, presidir, ao lado de valorosos companheiros nosso clube no ano Rotary 2016-2017. Presidir esta septuagenária Instituição, no ano em que completa 77 anos de história, de uma bela história escrita por todos os que nos antecederam, desde seu primeiro Presidente, o Desembargador Guilherme Abry até seu último o versátil e atuante Leonardo Tatim é um grande desafio. Não se necessita citar as inúmeras atuações do Rotary Florianópolis para nossa comunidade. Mas, sim, Governadora Sonia, a belíssima página que nossa Instituição escreve ERRADICANDO A POLIOMELITE NO MUNDO, sempre com nossa contribuição, tanto financeira como laboral nascampanhas de vacinação. A responsabilidade que me toca é muita, mas prazerosa pelos resultados que se buscam e facilitada pelo corpo de dirigentes que me auxiliarão, com suas experiências e inteligências neste período, e pela ativa participação dos nossos associados, que não tenho dúvida estarão presentes na missão de SERVIR A HUMANIDADE.

Quero agradecer a todos que nos prestigiam neste momento. Além da honra que seu prestígio nos oferece, as suas presenças representam um conforto e apoio para os nossos trabalhos.

Muito obrigado.

O SEGUNDO MOMENTO DE MINHA FALA é de trabalho. O saudoso LHS dizia “cada dia é um dia a menos”. E é verdade. Passa muito rápido. Li há muito tempo, uma obra de Louis Pauwels e Jacques Bergier, “O Despertar dos Mágicos”, onde colhi um ensinamento que procuro nunca me afastar:

“uma ideia que não se transforma em palavra é uma ideia inútil. Uma palavra que não se transforma em ação, é uma palavra inútil.”

Vamos agir então.

Esta gestão, obedecendo ao plano de liderança continuada, já vem traçando metas e objetivos para o ano que se inicia. E hoje, em que pese ser festiva a reunião, começamos a trabalhar. Em vários cantos de Florianópolis há uma atuação do RC de Fpolis. Se vocês forem ao TAC podem observar duas placas, onde em dois momentos, o nosso clube contribuiu com a cultura do Estado, ajudando na reforma do prédio histórico que abriga nosso Teatro mais antigo.

Em várias comunidades, centros sociais há a participação de contribuições do RC Fpolis. Várias árvores foram plantadas na cidade, no dia do seu aniversário, com o projeto plantio de árvores; todas as campanhas de vacinação contra a poliomielite, o Rotary Clube se fez presente, com trabalho, além da contribuição financeira; e muitas ações, poderia elencar, que foram alvo de atenção de nosso clube ao longo destes 77 anos.

E, por incrível que pareça, ele não é reconhecido, ainda, como de utilidade pública municipal, nem estadual. Esse reconhecimento permite realizarmos parcerias com entidades governamentais com potencializarão nossos trabalhos. Convidei para apadrinhar nosso clube, o que aceitou prontamente, o Vereador Celso Sandrini. Então neste primeiro ato de trabalho da nova gestão peço que a Vice Presidente, e Presidente ano Rotary 2014-2015, Companheira Islândia,passe às mãos do Vereador o pedido e toda a documentação exigida pela legislação municipal para a declaração de utilidade pública do Rotary Club de Florianópolis. Depois, companheiro Gean Loureiro, bateremos à porta da Alesc, para obter a declaração de utilidade pública estadual. Quero dizer também, que muitas parcerias deputado, pretendemos implantar junto ao paço municipal e desde já, contamos com sua prestimosa colaboração.

Obrigado Vereador Celso Sandrini.
Da mesma forma gostaria de dizer a todas e a todos, que a simplicidade que buscamos revestir esta cerimônia, economizando nos custos de decoração e, ainda com parte dos valores dos convites, conseguimos destinar recursos para atender uma das demandas do Albergue Noturno Manuel Galdino, que presta importante serviço aos moradores de rua, e precisa de muito auxílio.

Convido aqui o Dr. Francisco Pacheco, Presidente do Albergue Noturno, para receber das mãos do Companheiro Alcides dos Santos Aguiar, nosso Presidente da Comissão de Projetos Humanitários, 60 (sessenta) peças de pijamas, que sem dúvida representam a decoração de nosso ambiente festivo, com grande utilidade social.

E aproveito para destacar que a marca de nossa gestão será de trabalho com intensidade nas questões sociais. Quanto mais se faz, mais se precisa fazer nesta área.

Nossa luta será incansável. Como escreveu a escritora e filósofa Ayn Rand, em sua obra “A Revolta de Atlas”, vamos juntos nesta luta “não na certeza da vitória, coisa que ninguém jamais tem, mas apenas a possibilidade de agir, que é a única coisa necessária.”

Por isto que o nome mais apropriado para presidir a comissão de Projetos Humanitários é do Companheiro Alcides. Dr. Alcides V. Excia. estará AGUIAR nossas ações.

O terceiro momento será de prece:

Que o grande arquiteto, que é Deus, nos dê sabedoria e força para que a beleza de nossos sonhos seja a realidade desta nação.

Obrigado

Vídeo da posse do Conselho Diretor Vídeo do Discurso de Posse