HISTÓRIA DO CLUBE

NOSSA HISTORIA

Um oficial do Exército Brasileiro Norte do RS, era rotariano lá, foi transferido pra Florianópolis e trouxe consigo a bagagem de Rotary. Quis procurar amigos para fundar o Rotary em Florianópolis em 1938. Encontrou aceitação e começou a trabalhar nesse sentido. Fez uma relação dos possíveis rotarianos, inclusive Nereu Ramos que era governador na época.

O representante do Rotary International na América do Sul, James Roth (Jimmy), foi enviado para Florianópolis, com o objetivo de auxiliar a elaboração do primeiro Rotary da ilha. Quando chegou, surpreendeu-se por não encontrar o nome de João Eduardo Moritz na lista dos possíveis rotarianos. Eles se conheceram em 1932, quando Moritz retornava de seu mestrado na Alemanha. A bordo do navio que vinha de (Hamburgo) ??? Para São Francisco do Sul, conversavam, ele, James Roth (que voltava da Itália) e outro rotariano da cidade de Santos, Samuel Leão de Moura, governador do Distrito do Brasil na época (retornava de um evento rotário na Áustria).

Tornaram-se amigos e já discutiam sobre a fundação de novos Rotary Clubes no Brasil. Nessa época muitos brasileiros estavam voltando da Europa, receosos com os atos de Hitler.

O nome de João Moritz não estava na lista por ser este muito novo, mas acabou participando, juntamente com seu pai, do processo de fundação do Rotary Club de Florianópolis. As primeiras reuniões aconteciam uma vez por semana, na biblioteca da antiga sede do Clube 12 de agosto, na Rua João Pinto, em setembro de 1939. Até hoje o dia escolhido para os encontros semanais do Rotary Clube Florianópolis - Centro é a quinta-feira.

Em 1939, o sul do Brasil, incluindo Santa Catarina, pertencia ao Distrito 29.

Depois as reuniões passaram a ser na nova (e atual) sede do Clube 12 de agosto, na Avenida Hercílio Luz. Em seguida, no Lira Tênis Clube na Tenente Silveira, no Tiro Alemão (uma associação ligada ao Exército), em vários restaurantes, até que voltaram para o Lira. Os locais para encontros entre rotarianos eram uma dificuldades em Florianópolis.

A Admissão do Rotary Intenational chegou uns dois ou três meses depois da data de fundação, 17 de setembro de 1939.

O primeiro presidente do Rotary Club de Florianópolis, Guilherme Abry veio de Joinville e incentivou a sua criação.

A primeira grande realização do Rotary Club de Florianópolis foi a Conferência Distrital Nacional em 1942. Tiveram outras conferências ao longo dos anos, e quando Florianópolis servia de sede, trazia benefícios para o clube, já que recepcionava rotarianos de diversos lugares. PESQUISAR

Destaque para o rotariano, João Eduardo Moritz, que foi homenageado várias vezes por ter participação ativa em 100% dos encontros, participou de inúmeros eventos mundiais, conheceu grandes personalidades rotárias e alguns presidentes do Rotary International, inclusive Paul Percy Harris, foi governador de Distrito; é um dos fundadores do Rotary Club Florianópolis-Centro, do qual também já foi presidente.

O monumento do Rotary Club de Florianópolis tem o principal objetivo de tornar Rotary mais conhecido, divulgar mais.

Rotary Clube de Florianópolis
Fundado em 17 de setembro de 1939 pêlos seguintes personalidades e líderes da Cidade e do Estado:

Classificação
Theodoro Brüggmam Indústria / Construção - Prédios
Udo Decker Engenharia Civil
Willy Hoffmann Maquinas / Equipamentos - Atacado

Sendo seu primeiro Presidente o Desembargador Guilherme Abry (1939/1940).

Em sua brilhante existência foram criados pelo R.C. Florianópolis 13 rotary clubes, que são:
Itajaí - Blumenau - Laguna -Brusque - F. Estreito - F. Leste, F. Biguaçu .- F Ingleses - F. Ilha - F. Atlântico - F. Sol e Mar.

Nosso clube, caracterizou-se nesses anos de sua gloriosa existência, por sua ação humanista seu nome como instrumento para servir a Comunidade. O Rotary Internacional é visão associada ao empenho pelo bem servir.

Ele transformou agradáveis anseios em feitos benéficos e tornou sonhos em fatos concretos. Como todos dos demais clubes de Rotary, foi sempre uma escola de treinamento em altruísmo, onde o beneficio pessoal é subordinado ao "Bem Comum".  Nesses 65 anos, valorizamos nossos companheiros pelo que eles possam ser, muito mais do que eles sejam.

Nosso Clube acolhe calorosamente uma visão de necessidade e considera "servir", como um privilegio a ser buscado, não como um fardo a ser evitado.

Desses 65 anos, quem vos fala convive há 40 anos e pode observar que preferimos falar sobre contexto simples do Rotary, com significado mais profundo; são palavras como: preocupação, doação, amor, ajuda, tempo e esperança; assim como sonho, juventude, paz, serviço, compartilhamento, mãos e coração. Essas palavras de refletem a verdadeira "alma" de nossa benéfica instituição Rotary Internacional.

Continuaremos companheiros a dar esta demonstração de grandeza as nossas vidas, suprema aspiração das almas bem formadas e assim inscreveremos tudo isto na face do tempo e na memória de Deus!

Falecimento do Companheiro João Eduardo Moritz

VOLTA AO TOPO