Dólar Rotário - AGOSTO 2017- 3,14

PARTICIPE DE NOSSAS REUNIOES TODA QUINTA-FEIRA AS 12:15 - NO RESTAURANTE LINDACAP

 

HISTÓRIA DO CLUBE
 
NOSSA HISTORIA

Um oficial do Exército Brasileiro Norte do RS, era rotariano lá, foi transferido pra Florianópolis e trouxe consigo a bagagem de Rotary. Quis procurar amigos para fundar o Rotary em Florianópolis em 1938. Encontrou aceitação e começou a trabalhar nesse sentido. Fez uma relação dos possíveis rotarianos, inclusive Nereu Ramos que era governador na época.

O representante do Rotary International na América do Sul, James Roth (Jimmy), foi enviado para Florianópolis, com o objetivo de auxiliar a elaboração do primeiro Rotary da ilha. Quando chegou, surpreendeu-se por não encontrar o nome de João Eduardo Moritz na lista dos possíveis rotarianos. Eles se conheceram em 1932, quando Moritz retornava de seu mestrado na Alemanha. A bordo do navio que vinha de (Hamburgo) ??? Para São Francisco do Sul, conversavam, ele, James Roth (que voltava da Itália) e outro rotariano da cidade de Santos, Samuel Leão de Moura, governador do Distrito do Brasil na época (retornava de um evento rotário na Áustria).

Tornaram-se amigos e já discutiam sobre a fundação de novos Rotary Clubes no Brasil. Nessa época muitos brasileiros estavam voltando da Europa, receosos com os atos de Hitler.

O nome de João Moritz não estava na lista por ser este muito novo, mas acabou participando, juntamente com seu pai, do processo de fundação do Rotary Club de Florianópolis. As primeiras reuniões aconteciam uma vez por semana, na biblioteca da antiga sede do Clube 12 de agosto, na Rua João Pinto, em setembro de 1939. Até hoje o dia escolhido para os encontros semanais do Rotary Clube Florianópolis - Centro é a quinta-feira.

Em 1939, o sul do Brasil, incluindo Santa Catarina, pertencia ao Distrito 29.

Depois as reuniões passaram a ser na nova (e atual) sede do Clube 12 de agosto, na Avenida Hercílio Luz. Em seguida, no Lira Tênis Clube na Tenente Silveira, no Tiro Alemão (uma associação ligada ao Exército), em vários restaurantes, até que voltaram para o Lira. Os locais para encontros entre rotarianos eram uma dificuldades em Florianópolis.

A Admissão do Rotary Intenational chegou uns dois ou três meses depois da data de fundação, 17 de setembro de 1939.

O primeiro presidente do Rotary Club de Florianópolis, Guilherme Abry veio de Joinville e incentivou a sua criação.

A primeira grande realização do Rotary Club de Florianópolis foi a Conferência Distrital Nacional em 1942. Tiveram outras conferências ao longo dos anos, e quando Florianópolis servia de sede, trazia benefícios para o clube, já que recepcionava rotarianos de diversos lugares. PESQUISAR

Destaque para o rotariano, João Eduardo Moritz, que foi homenageado várias vezes por ter participação ativa em 100% dos encontros, participou de inúmeros eventos mundiais, conheceu grandes personalidades rotárias e alguns presidentes do Rotary International, inclusive Paul Percy Harris, foi governador de Distrito; é um dos fundadores do Rotary Club Florianópolis-Centro, do qual também já foi presidente.

O monumento do Rotary Club de Florianópolis tem o principal objetivo de tornar Rotary mais conhecido, divulgar mais. 

Rotary Clube de Florianópolis
Fundado em 17 de setembro de 1939 pêlos seguintes personalidades e líderes da Cidade e do Estado:

Nome
Classificação
Aderbal Ramos da Silva Direito Civil
Afonso Vanderley Júnior Educação Ensino superior
Altamiro Lobo Guimarães Finanças Públicas
António Tavares do Amaral Bebidas Importação
ArminioTavares Medicina Otorrinolaringologista
Arnaldo Maranhão Mercadorias J / Representação
Carlos Leissmer Mercadorias G /Atacado
Celso Ramos Madeira Exportação
Cid Amaral Educação Ensino Profissional
Cornéilo Fagundes Governo - Guarda Marinha
Djalma Moellmman Medicina - Clinica Geral
Ernesto Rigenbach Couro / Peles - Exportação
Florêncio Mercadoria em Geral - Varejo
Guilherme Abry Governo Tribunal da Justiça
Ivens de Araújo Governador - Segurança Política
-Jaime Linhares Servidor Alfandegário - Despacharia
João Leão de Meireles Finanças - B Brasil
João Bayer Filho Direito Criminal
João Eduardo  Moritz Eng° Eletricidade
João Moritz Indústria de Alimentos - Panificação
Joaquim Madeira Neves Medicina Oftalmológica
Nereu O. Ramos Direito Constitucional
Reginaldo James Drew Nias Comunicação
Saulo Ramos Medicina - Cirurgia
Theodoro Brüggmam Indústria / Construção - Prédios
Udo Decker Engenharia Civil
Willy Hoffmann Maquinas / Equipamentos - Atacado
   

Sendo seu primeiro Presidente o Desembargador Guilherme Abry (1939/1940). 

Em sua brilhante existência foram criados pelo R.C. Florianópolis 13 rotary clubes, que são:
Itajaí - Blumenau - Laguna -Brusque - F. Estreito - F. Leste, F. Biguaçu .- F Ingleses - F. Ilha - F. Atlântico - F. Sol e Mar.   

Nosso clube, caracterizou-se nesses anos de sua gloriosa existência, por sua ação humanista seu nome como instrumento para servir a Comunidade. O Rotary Internacional é visão associada ao empenho pelo bem servir.

Ele transformou agradáveis anseios em feitos benéficos e tornou sonhos em fatos concretos. Como todos dos demais clubes de Rotary, foi sempre uma escola de treinamento em altruísmo, onde o beneficio pessoal é subordinado ao "Bem Comum".  Nesses 65 anos, valorizamos nossos companheiros pelo que eles possam ser, muito mais do que eles sejam.

Nosso Clube acolhe calorosamente uma visão de necessidade e considera "servir", como um privilegio a ser buscado, não como um fardo a ser evitado.

Desses 65 anos, quem vos fala convive há 40 anos e pode observar que preferimos falar sobre contexto simples do Rotary, com significado mais profundo; são palavras como: preocupação, doação, amor, ajuda, tempo e esperança; assim como sonho, juventude, paz, serviço, compartilhamento, mãos e coração. Essas palavras de refletem a verdadeira "alma" de nossa benéfica instituição Rotary Internacional.

Continuaremos companheiros a dar esta demonstração de grandeza as nossas vidas, suprema aspiração das almas bem formadas e assim inscreveremos tudo isto na face do tempo e na memória de Deus! 

 

 

 

 

 

Falecimento do Companheiro João Eduardo Moritz

 

 

VOLTA AO TOPO

 
LGAÇÃO DE COLABORADORES

REDES SOCIAIS
REUNIOES Ás 5 feira - Horario 12:30 LOCAL: Restaurante Lindacap - Rua Felipe Schmidt 1162 - Centro - Florianopolis SC - fone 48-3222-4003 Sede do Clube: Rua Presidente Coutinho 603 -Centro - Florianopolis CEP-88015-231 fone: 48-33220419 - FALE COM O PRESIDENTE: Companheiro Augusto Zederino - rasecac@gmail.com
Todos Direitos reservados ao Rotary Club de Florianópolis-2016 Webmaster:: Companheiro Antonio Bencz - e-mail: benczantonio@gmail.com

Flag Counter