Dólar Rotário - AGOSTO 2017- 3,14

PARTICIPE DE NOSSAS REUNIOES TODA QUINTA-FEIRA AS 12:15 - NO RESTAURANTE LINDACAP

 

ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO
ANO ROTÁRIO 2011-2012

Conselho Diretor ...saiba mais

Mensagem do Presidente 2011-2012



PRESIDENTE COMP. FRANCISCO FELICIANO E VANIR


Discurso de Posse do Presidente
Francisco Feliciano

Companheiras e companheiros,

O que é Rotary?

Esta pergunta ouvimos com freqüência, das pessoas com quem nos relacionamos, ou a quem nos apresentamos para falar de Rotary. E, certamente, muitos dos nossos convidados desta noite devem estar fazendo a mesma pergunta. Não por suposta inexpressividade, mas exatamente pelo contrário, pela presença atuante e constante em todo o mundo e em todas as situações, o que leva as pessoas a se interessarem e conhecerem mais sobre a Instituição. Também nós rotarianos, que vivenciamos o dia-a-dia de ser e fazer Rotary, muitas vezes, paramos para refletir sobre o que é Rotary, conceito que vai muito além das informações objetivas e de sua história. Poderíamos explorar características, comportamentos e atividades, como por exemplo, “prestação de serviços”, internacionalidade, companheirismo, profissões, boa vontade, compreensão mundial, ética, respeito ao ser humano, e estaríamos fundamentando Rotary.

Mas, nesta noite especial, que marca o início do Ano Rotário 2011-12 e que temos a honra e alegria de estar entre tantos amigos, rotarianos e não rotarianos, me limitarei a transmitir algumas informações sucintas, sobre esta Instituição centenária e reconhecida mundialmente.

E começo respondendo, de forma objetiva, a pergunta “ O que é Rotary?”

Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários que fomentam “um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo”.

É a maior Organização Não Governamental do mundo.

Fundado em 23 de fevereiro de 1905, por Paul Harris, em Chicago, USA, o Rotary é membro permanente da Organização das Nações Unidas – ONU. Juntamente com o Vaticano e a Cruz Vermelha, são os únicos membros que não são países, mas que pela sua importância, têm assento permanente na ONU.

O Rotary está presente em 207 países, tendo em sua estrutura 532 distritos que aglutinam 33.054 clubes e mais de um milhão e duzentos mil rotarianos.

No Brasil somos mais de 52 mil Rotarianos, distribuídos em 2.305 Clubes e 38 Distritos.  ///// Em Santa Catarina , são três distritos, sendo que o Rotary Club de Florianópolis pertence ao Distrito 4651 que engloba 53 clubes das cidades litorâneas localizadas desde Itajaí até a divisa com o estado do Rio Grande do Sul.

O Rotary Club de Florianópolis é o Clube mais antigo do Distrito 4651, sendo o segundo mais antigo de Santa Catarina. O primeiro fundado no Estado foi o Rotary Club de Joinville, em 1934 . Cinco anos depois, em 17 de setembro de 1939, 27 personalidades influentes da época se uniram para criar o Rotary Club de Florianópolis. Fizeram parte dos fundadores personalidades da história catarinense e brasileira, como Nereu de Oliveira Ramos , que foi Presidente da República; Aderbal
Ramos da Silva
, Governador do Estado de SC; Celso Ramos, Governador do Estado e Udo Deeke, que exerceu várias funções públicas, dentre elas a de Interventor Federal em Santa Catarina .

Além desses, o Clube teve vários sócios que nas suas respectivas atividades profissionais contribuíram para o desenvolvimento de Florianópolis, de SC e do Brasil. Um dos sócios – com o qual tivemos o prazer e a alegria de conviver até recentemente foi o companheiro João Eduardo Moritz, o Joãozinho, que, depois de 102 anos de vida e dedicação ao Ideal de Servir, nos deixou há pouco mais de um ano, partindo para outra missão em outro plano. Hoje, nosso quadro associativo é composto por 73 companheiros , relativamente bem distribuídos na representação das diferentes categorias profissionais, como afirma o doutor, professor, com 24 livros publicados, companheiro José Edu Rosa (o companheiro Edu é nosso decano com 52 anos de atividades no Clube e foi o Editor Responsável pelo segundo volume do livro Memória do Rotary Club de Florianópolis, editado na gestão do companheiro Eder Vieira Couto – incentivador primaz daquele projeto - e lançado na gestão do companheiro Antônio Bencz).

O Rotary Club de Florianópolis é um fértil gerador de governadores distritais. 12 companheiros do nosso Clube já desempenharam a importante função de Governador do Distrito, sendo o último, o companheiro Luiz Carlos Manhães que, merecidamente foi homenageado na última Conferência Distrital pelo Governador Oscar Guilherme Bremmer Neto.

A cada Ano Rotário – que inicia em 1º de julho e vai até 30 de junho do ano seguinte - acontece a salutar alternância na estrutura administrativa do Rotary, em todos os níveis. Começando na Presidência do Rotary International e chegando até os clubes. O Presidente do Rotary International Eleito escolhe o Lema que motivará e dará uma direção única a todos os projetos e ações de todos os distritos e clubes no mundo inteiro.

O lema definido para este ano, pelo presidente Kalyan Banerjee é: “Conheça a si mesmo para envolver a humanidade”. Com esta mensagem, o presidente Banerjee recomenda que “olhemos para dentro de nós mesmos para compreender que a humanidade como um todo tem os mesmos sonhos, esperanças e aspirações, e enfrenta problemas semelhantes. Quem quer que sejamos e onde quer que estejamos, cada um de nós anseia pela mesma paz, a mesma alegria e a mesma satisfação em nosso dia-a-dia. O que queremos proporcionar a outros, devemos primeiramente proporcionar a nós mesmos, pois o que desejamos a nós é aquilo que outros também desejam para si” afirma o companheiro Banerjee, que acrescenta: “antes de falarmos em paz mundial, devemos encontrar a nossa paz interior, e então estabelecer a paz em nossos lares, em nossas famílias e em nossas comunidades”.

O presidente Kalyan Banerjee também definiu três ênfases que, sintonizadas com o Lema, indicarão um melhor direcionamento das nossas ações. A primeira ênfase é o fortalecimento da família, pois “é nela que tudo começa: o nosso servir e tudo que desejamos realizar no mundo”. Aliás, com a originalidade de quem vive o verdadeiro sentido de família, o companheiro ex-Governador, Remaclo Fischer, em seu livro “O Ideal de Servir” afirma: “ Como é bela a família unida que transpira amor e amizade e que fortalece os laços de compreensão e de espiritualidade entre os seus membros!”.

A segunda ênfase do presidente Kalyan é dar continuidade ao que fazemos de melhor e a terceira ênfase é mudar tudo o que for preciso. Ter a capacidade de identificar as coisas que não estão dando certo e a coragem para mudá-las.

Agora quero me dirigir, especificamente às companheiras e companheiros do Clube. Temos metas a alcançar. Ações que já foram discutidas no âmbito do Conselho Diretor e outras que serão discutidas com todos os companheiros e agregadas ao Planejamento Estratégico. Todos esperamos por resultados. Mas os resultados só aparecerão se houver o comprometimento e o envolvimento de todos e de cada um. Ao ser indicado e eleito, por unanimidade, para presidir este importante Clube de Rotary, aceitei a significativa e honrosa missão, primeiro em reconhecimento pela confiança em mim depositada e, segundo, porque sei do comprometimento e altruísmo dos companheiros, que desejam honrar a memória e dar continuidade ao trabalho iniciado pelos nossos idealizadores em 1939. Entendo que só o comprometimento leva a ação e só com ação se chega a resultados. Uma idéia, por si só não tem muito valor, mas se pegarmos essa idéia e a esculpirmos, com certeza poderemos transformá-la numa jóia de muito valor.

Para liderar as comissões e outros órgãos de nossa estrutura, escolhi companheiros que pelas suas atividades no Clube e indicações de outros companheiros possam levar adiante a proposta de trabalho para o Ano Rotário que se inicia. O nosso quadro social é grande e por isso nem todos são chamados a liderar, muito embora, todos tenham qualificação e sejam líderes em suas profissões, seus negócios, ou em suas atividades sócio-comunitárias. Mas todos podem sim colaborar com aqueles que vão liderar as comissões, colocando-se à disposição para atuar naqueles projetos e ações com os quais se identificam.

Aos membros do Conselho Diretor peço que identifiquem e motivem os companheiros que possam e queiram fazer parte de suas equipes ou que queiram desenvolver alguma idéia que venha ao encontro das necessidades das pessoas e objetivos do Rotary.

Finalmente, em sintonia com o Lema deste Ano Rotário, quero deixar a minha mensagem:

Meus amigos, para alcançar qualquer objetivo precisamos, antes, nos conhecer e buscar resolver as nossas ansiedades e desejos para, então, envolver outras pessoas.

O processo do querer começa em nós mesmos. E, quando é conduzido com convicção, transforma-se numa força interior que desencadeia condições favoráveis à realização.

Se usarmos essa força para contribuir com a paz e o bem-estar das pessoas no mundo, certamente, contribuiremos significativamente para as transformações que levem a uma vida melhor para todos.

Assim, se desejamos um mundo melhor, com menos violência, mais compreensão, menos fome, mais saúde, respeito ao meio ambiente, mais educação e ética, devemos começar o processo de mudança em nós mesmos.

Muito Obrigado!

Francisco Feliciano

Presidente 2011-12

 

 

 

 
LGAÇÃO DE COLABORADORES

REDES SOCIAIS
REUNIOES Ás 5 feira - Horario 12:30 LOCAL: Restaurante Lindacap - Rua Felipe Schmidt 1162 - Centro - Florianopolis SC - fone 48-3222-4003 Sede do Clube: Rua Presidente Coutinho 603 -Centro - Florianopolis CEP-88015-231 fone: 48-33220419 - FALE COM O PRESIDENTE: Companheiro Augusto Zederino - rasecac@gmail.com
Todos Direitos reservados ao Rotary Club de Florianópolis-2016 Webmaster:: Companheiro Antonio Bencz - e-mail: benczantonio@gmail.com

Flag Counter