ROTARY INTERNATIONAL

HOMENAGEM A JOÃO EDUARDO MORITZ

NOS 103 ANOS DE SEU NASCIMENTO

Prezados companheiros.

Por decisão do companheiro Presidente, o Instituto de Rotarianos João Eduardo Moritz foi indicado para prestar uma homenagem ao inesquecível companheiro Joãozinho, na data em que ele completaria 103 anos de idade.

Na ausência do companheiro Ronaldo Schara, presidente daquele Instituto, coube a mim, na qualidade de secretário do Instituto, ler a mensagem com a qual homenageamos nosso inesquecível companheiro Joãozinho.

Filho de João Moritz e Maria Rosa Moritz nasceu na cidade de Palhoça (SC),no dia 14 de julho de 1908, há exatos 103 anos.

Iniciou o curso primário na Escola Alemã, localizada onde hoje é a Rua Nereu Ramos. Passou para o Ginásio Catarinense em 1919, onde concluiu o então Curso Ginasial em 1923. Em seguida foi para Itajubá, Minas Gerais, para cursar Engenharia Elétrica e Mecânica até 1932, quando viajou para Berlim, na Alemanha, para fazer pós-graduação.

De volta ao Brasil, prestou serviços em várias empresas geradoras de energia elétrica nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Casou com a senhora Maria Stella Amaral, natural de Florianópolis, tendo o casal tido três filhos: João Eduardo ( Janja), Flávio e António Carlos.

Em 22 de março de 1978 ficou viúvo de dona Maria Stella.

Em 29 de dezembro de 2000, João Eduardo Moritz contraiu núpcias com a senhora Lídia Zapeline.

Em 17 de setembro de 1939, João Eduardo participou da fundação do primeiro Rotary Clube de Florianópolis, junto com mais outros 26 companheiros. Ocupou vários cargos na administração de nosso Clube a ajudou a fundar outros clubes em nosso Estado. No ano Rotário de 1947/1948 foi Governador do então Distrito 29, que compreendia os estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Durante 71 anos ele pertenceu ao nosso Clube, tendo nesses anos todos mantido a freqüência de 100%. Mesmo viajando ao exterior, fazia questão de participar das reuniões de Rotary havidas por lá e de trazer a sua recuperação para ser lida, em voz alta, pelo secretário do Clube. Ainda em vida, recebeu muitas homenagens de todos os tipos, inclusive do CREA, da Maçonaria e da Faculdade de Itajubá, onde estudou.

Ajudou a fundar e presidiu a Associação Catarinense de Engenheiros, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e o Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina.

Foi presidente do Figueirense Futebol Clube.

Em nosso Distrito Rotário, foi homenageado, em 22 de setembro de 2005, com a criação do Instituto de Rotarianos João Eduardo Moritz, reconhecido de utilidade pública municipal em 27 de dezembro de 2006. O Instituto tem por objetivo preservar a memória do rotariano emérito JOÃO EDUARDO MORITZ, (JOÃOZINHO) através de trabalhos voltados à educação, promoção e assistência social e captação de recursos para projetos dos clubes de Rotary.

A homenagem é merecida, porque o Joãozinho estava sempre pronto para atender qualquer solicitação e prestar qualquer informação e ajuda ao próximo.

Com quase cem anos de idade, tivemos oportunidade de viajar juntos para um encontro Rotário em Brusque. Eu dirigindo, ele ao meu lado e as esposas no banco de trás.

Como eu não conhecia bem a estrada, ele foi durante toda a viagem, mostrando cada trecho do caminho e discorrendo sobre a economia e a história de cada cidade por onde passávamos. Além disso, tinha sempre algum fato interessante ou alguma coisa engraçada para contar sobre a gente de cada um desses lugares. Por outro lado, nas quintas-feiras, depois de nossas reuniões, eu quase sempre tinha a oportunidade de dar uma carona para ele até sua casa e, no trajeto, ouvir mais alguma história do nosso clube ou de nossa cidade.

Uma vez, ficamos sabendo que ele estava adoentado e resolvemos visitá-lo. Ao chegarmos a seu apartamento encontramos um Joãozinho deitado e bem enfraquecido. Quando começamos a conversar sobre Rotary ele foi se animando e meia hora depois já estava em pé e dando ordens para nos servirem um lauto lanche. A conversa continuou animada até o momento em que resolvemos sair e ele, todo animado e disposto, nos acompanhou até o elevador, vibrando com os assuntos de Rotary.

João Eduardo Moritz, o JOAOZINHO de todos nós, faleceu em Florianópolis, no dia 27 de fevereiro de 2010, deixando muitas saudades. Se vivo fosse, estaria hoje completando 103 anos de idade, cento e três anos de exemplo, cento e três anos de ética, cento e três anos de companheirismo e cento e três anos de prova quádrupla bem aplicada.

Encerrando essas recordações, sugeriria que nosso Presidente solicitasse que, de pé, enviássemos, à memória de nosso Joãozinho, uma bem alegre salva de palmas do nosso Clube.

Em Florianópolis, aos 14 de julho de 2011.

LUIZ CARLOS LOPES MANHÃES

A PROVA QUÁDRUPLA

Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos

• É a VERDADE ?
  • É JUSTO para todos os interessados ?
  • Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES ?
Será BENÉFICO para todos os interessados