Quem foi Paul Harris?

O Fundador do Rotary

Paul Harris nasceu em 19/4/1868, em Racine, Wisconsin, E.U.A. Foi o segundo de uma prole de seis filhos. Fillho de George e Cornelia Bryan Harris, concluiu o curso de direito na Universidade de Iowa em 1891. Viajou por cinco anos antes de se estabelecer como advogado.

Nesse período, conheceu o mundo trabalhando em várias profissões, como repórter, "cowboy", ator, caixeiro viajante, funcionário de hotel, de um barco à vapor e de uma fazenda produtora de frutas.

Após tantas experiências decidiu-se pela advocacia empresarial em 1896. Foi representante da Associação de Advogados de Chicago em vários congressos nacionais e internacionais. Sentindo-se abatido pela solidão na grande cidade, Paul Harris teve a idéia de reunir periodicamente pessoas das mais variadas profissões, para que pudessem desfrutar da companhia um dos outros, e aumentar seu círculo de negócios e relações profissionais.

Esta idéia iria com o tempo transformar-se no Rotary. Paul Harris foi Presidente do Rotary International entre 1910 e 1912, tornando-se a única pessoa a ter detido referido cargo por dois mandatos consecutivos. No ano de 1912 tornou-se Presidente Emérito da Organização. Casou-se com uma cidadã escocesa, Jean Thompson, aos 42 anos de idade.

A casa dos Harris, em Chicago, recebeu o nome de "Comely Bank", em homenagem ao nome da rua onde Jean morava na cidade de Edimburgo - Escócia.

Fundadores do Rotary

A dedicação de Paul Harris para com seus semelhantes não era limitada aos serviços que prestava no Rotary. Atuou, como o primeiro Presidente do Conselho Diretor da Organização Beneficente de Ajuda às Crianças e Adultos Portadores de Deficiências Físicas nos Estados Unidos.

VOLTA AO TOPO